quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Espaços de cor

    Quando editamos os nossos ficheiros Raw no Lightroom e depois abrimos num editor externo (Nik, Alien Skin, DXO, etc.) temos de ter em atenção qual o espaço de cor que vamos utilizar ao editar esse mesmo ficheiro. Por defeito o Lightroom escolhe sRGB, mas temos também Adobe RGB ou ProPhoto RGB como escolha. Hoje decidi fazer uns testes e os resultados foram bastante conclusivos (pelo menos para mim!).
Há de facto grandes diferenças nos tons e especialmente no contraste geral da imagem produzida.
Neste caso usei o Nik color efex como referência. A todas as imagens foi aplicado o mesmo preset, sem mais ajustes, neste caso Modern Film: Kodak Portra 400VC.

    Na minha opinião o sRGB faz com que a imagem adquira tons mais pastel, menos saturados e o contraste geral é bastante inferior. O ProPhoto aplica grande contrate à imagem e todos os tons têm muito mais saturação. Na imagem abaixo, no topo vemos uma grande mutação da cor, de um tom mais 'avermelhado' para um castanho mais escuro e profundo.


   Li num forum que a Nik concebeu os seus presets de modo a serem usados pelo Adobe RGB pois foi o que eles julgaram ser o mais usado de uma forma geral pelos utilizadores. Mas os presets podem ser usados com qualquer outro espaço de cor, apenas devemos ter em mente o tipo de resultados que vamos obter.
Eu acho que a melhor forma de ver bem as diferenças é ao passar de uma imagem para a outra repetidamente por isso, tê-las ás 3 alinhadas lado a lado não é grande ajuda.
Então para quem quiser, deixo 3 imagens, cada uma com a informação do seu espaço de cor. Quem quiser pode fazer o download delas para observar com mais atenção.
    O ideal seria fazer estas comparações com todos os editores de imagem, para sabermos com o que contamos. O que vale é que também não são assim tantos! :D
 
 
 
 

Sem comentários: